
Ser consistente quando falamos em exercício físico pode ser desafiante, mas estabelecer uma rotina e adotar a mentalidade certa pode ajudar-te a manteres a motivação.
Em seguida encontrarás algumas estratégias que te ajudarão a manter a consistência com os teus hábitos de exercício físico:
1. Estabelece metas específicas e realistas: define claramente o que pretendes atingir. Essas metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido (do inglês, SMART).
2. Escolhe atividades que gostes: procura atividades físicas que realmente gostes de fazer. Quer seja dançar, nadar, andar de bicicleta, levantar pesos ou praticar um desporto de grupo, escolher atividades que te dêm prazer tornarão o exercício mais agradável e sustentável.
3. Estabele um horário: trata as tuas sessões de exercício como compromissos não negociáveis. Programa-os no teu calendário e torna-os uma prioridade. A consistência é construída através da regularidade, por isso estabelece um horário e dias definidos em cada semana para os teus treinos.
4. Começa devagar e aumenta gradualmente a intensidade: sobretudo se és principiante, começa com sessões de exercícios básicos para teres uma base. Não te esforce demasiado no início, pois isso pode causar fadiga excessiva ou lesões, ou agravar o stress no teu corpo. Aumenta gradualmente a intensidade, duração ou frequência dos teus treinos à medida que a tua condição física melhora.
5. Encontra um parceiro que te mantenha focada: pratica exercício com um amigo, junta-te a uma aula em grupo ou encontra um parceiro com metas semelhantes às tuas. Ter alguém com quem praticar exercício pode dar-te motivação, apoio e tornar a experiência mais agradável.
6. Regista o teu progresso: regista as tuas conquistas. Isso pode passar por anotar os exercícios que completaste, a duração, os pesos levantados ou a distância percorrida. Esse registo permitir-te-á acompanhar o teu progresso, o que pode ser incrivelmente motivador e ajudar-te a permanecer consistente.
7. Varia a tua rotina: Evita a monotonia incorporando variedade nos teus treinos. Experimenta exercícios diferentes, muda o sítio onde treinas ou explora novas aulas ou atividades de condicionamento físico. Variar evita o tédio e ajuda-te a manteres o interesse.
8. Define expectativas realistas: deves perceber que a consistência é mais importante do que a intensidade. É melhor treinares regularmente e de forma moderada do que fazeres sessões esporádicas e muito intensas. A consistência constrói hábitos e leva a resultados de longo prazo.
9. Supera obstáculos: Identifica e resolve os obstáculos ou barreiras que podem atrapalhar a tua rotina de exercícios. Seja falta de tempo, pouca motivação ou agenda cheia, encontra estratégias para superar esses desafios. Isso pode envolver acordares mais cedo, fazer exercícios mais curtos ou encontrares formas criativas de te manteres ativa durante o dia. Podes por exemplo, subir e descer um lance de escadas a cada hora que passes sentada ao computador.
10. Comemora as tuas conquistas: reconhece e celebra tudo o que fizeres, por mais pequeno que te pareça. Recompensa-te por manteres a tua rotina ou atingir metas (mas não com comida!!). Comemorar o teu progresso reforça o comportamento positivo e mantém-te motivada.
11. Não te compares com ninguém: a não ser com a pessoa que eras antes de começares a treinar. Somos todas diferentes, com histórias de vida e corpos com ou sem lesões; comparares-te com alguém que te pareça mais fit só te trará frustração e de nada te valerá. Não sabes há quanto tempo ela treina, nem a sua história pessoal. Foca-te nas tuas conquistas!
Por fim lembra-te, a consistência com o exercício físico é um caminho e é normal enfrentar contratempos ou dias em que te sentirás menos motivada. Sê flexível, gentil contigo mesmo e concentra-te nos benefícios a longo prazo da atividade física regular. Com perseverança e uma mentalidade positiva, poderás estabelecer uma rotina de exercícios consistente que se torne parte integrante do teu estilo de vida.
Como trabalhar comigo te pode ajudar?
Nos meus programas de coaching de saúde & nutrição integrativa, eu formo uma equipa com a minha cliente, que é quase sempre uma mulher perimenopáusica com sintomas. Nas nossas sessões focamo-nos nos sintomas que ela tem, naquilo que ela pode fazer na sua vida diária para os resolver, enquanto criamos uma visão da mulher em que ela se quer tornar: vibrante, energética, alegre, de bem com a vida, capaz e sexy! E quando atingimos um objetivo, celebramos juntas!!!!
Sendo eu própria uma mulher perimenopáusica com sintomas, os meus desafios são semelhantes e a minha experiência permite-me criar empatia com a minha cliente e ajudá-la a ultrapassar alguns desafios comuns. Pode ser tão simples como ajudá-la a organizar a sua lista de compras de supermercado, a lista de refeições, ou encontrar momentos do seu dia para incluir práticas de auto-cuidado como exercício, meditação ou um hobby. Ou mais complicado, como descobrir se está na altura de procurar uma nova carreira, se a atual estiver a prejudicar a sua saúde em geral.
Trabalhares comigo não é a mesma coisa que ires a uma consulta médica, com o teu ginecologista ou médico de família, que te diz o que deves fazer, mas que não te ajuda a realmente o colocares em prática. Aí entro eu, essa é a minha especialidade!
Se isto te faz sentido, por que esperas? Marca já a tua Sessão de Descoberta comigo, sem compromisso, e descobre como finalmente podes transformar-te na melhor versão de ti mesma. Espero por ti!!!
Um abraço, Luísa